sexta-feira, julho 18, 2003

Probability Box

Richard Kadrey, um dos autores mais importantes do movimento conhecido no meio da literatura de ficção científica como ciberpunk, apresentou em Janeiro passado na revista Infinite Matrix, uma micro-história intitulada "Probability Box". Uma Probability Box (PB) é um aparelho (de origem alienígena) em tudo semelhante a uma televisão, apenas com a diferença que a PB apresenta programas que nunca existiram, programas cujas probabilidades de existência foram ínfimas e que por isso nunca chegaram a acontecer: imaginem Casablanca com um jovem Ronald Reagan em vez de Bogart, os filmes (que ele nunca chegou a filmar) D. Quixote e Heart of Darkness de Orson Wells ou a série de TV Kung Fu com o primeiro indicado para o papel, Bruce Lee... ou só para acabar, uma temporada extra de Twin Peaks...
Mas as PB também passam notícias, telejornais que juntam no mesmo saco ficção, realidade, sonho, fantasia, tudo ao molho e fé em Deus. Assim, por exemplo, temos notícias da Ilha da Culatra com esgotos e saneamento básico decente, ou então, Portugal com uns bilhões de euros gastos em escolas e hospitais e merdas assim... bibliotecas, sei lá... em vez de serem gastos em estádios de futebol; gestores competentes à frente da empresas públicas; a TAP e a RTP a darem lucro; medidas de combate à crise eficientes; enfim, tudo o que se quiser, porque a grande vantagem das PB é que estas, com o tempo, se adaptam cada vez mais aos desejos do dono, fazendo com que cada um possa ver apenas o mundo da maneira que mais lhe agrada.
Eu nem sou esquisito, para mim, sai um 2004 sem futebol, sefachavôr, e um Anjo Selvagem com as bubies de silicone da Alexandra Lencastre no principal papel, obrigado.