sexta-feira, julho 04, 2003

Inspessoes

O meu carro fez quatro anos sem que me tivesse ocorrido a necessidade de o levar à inspecção obrigatória: na rotunda de Monte Gordo, no domingo à noite, um polícia fez questão de mo recordar por escrito. Como consequência quase imediata (a imediata foi sentir a carteira a chiar em euros...), lá fui eu ao centro de inspecções. Aquilo tem umas maquinetas engraçadas e uns letreiros curiosos a indicar aos leigos o nome das ditas. No entanto, e como vai sendo de tradição um pouco por todo o lado onde existem letreiros ou avisos, não há quase uma palavra correctamente grafada (meu Deus, já ninguém sabe para que servem os acentos?): ele é o "frenometro", ele é o "ripometro", ele é, enfim, o "reglóscopio"... Apesar de o relatório final informatizado me garantir que a viatura estava em perfeitas condições, claro que fiquei de pé atrás: com tanto pontapé na ortografia, que garantias temos de que nas fórmulas e nos cálculos matemáticos não se cometem os mesmos dislates?