quinta-feira, julho 17, 2003

Atirar ao boneco

Não me prestarei à defesa de Herman José neste caso do Emplastro (que, consensualmente, domina actualmente a blogosfera). Mas talvez não fosse má política - e este é apenas o meu contributo - incluirmos no rol dos acusados os quarenta e nove sujeitos que nos últimos tempos me enviaram, via mail, fotomontagens e anedotas do dito (e eu próprio, enfim, que reenviei um deles: o Emplastro e Sua Santidade João Paulo II estão a uma janela e um dos fiéis pergunta: quem é aquele sujeito de branco que está ali a acenar ao lado do Emplastro?).

Bem sei que isto é terreno escorregadio, e que uma piada totó pode ser terrivelmente perversa: mas às vezes também me parece que é demasiado fácil arranjar assim uma vítima (neste caso o Herman vem a calhar), expô-la num palanque e começarmos todos a atirar ao boneco, a ver quem o tomba primeiro.