quarta-feira, julho 16, 2003

As infinitas galerias hexagonais

Quatro dias de férias não dão para muito: tomo o meu novo exemplar das Ficções, editado pelo PÚBLICO na Colecção Mil Folhas, e decido-me reler quatro peças: «Tlön, Uqbar, Orbis Tertius», «A aproximação a Almotásim», «Pierre Menard, autor do Quixote» e «A Seita da Fénix» (confesso que só muitos anos após a primeira leitura desta peça compreendi que eu próprio era um antigo e militante executor do simplicíssimo rito...).

Conheço bem este livro: aliás, conheço-o praticamente desde o tempo de iniciado na Seita da Fénix. Por isso estranhei não encontrar à primeira uma das minhas peças preferidas: «A aproximação a Almotásim»... Quase com terror, descubro que a peça não consta do meu exemplar, e que de «Tlön, Uqbar, Orbis Tertius», se passa de imediato para «Pierre Menard, autor do Quixote»... Que é feito do relato desse romance originalmente publicado em Bombaim nos anos 30, se bem me lembro?

Já passa da uma da manhã. Não tenho em casa nenhuma outra edição do livro de Borges (quando aprendo a não emprestar Os Livros?). Alguém me pode ajudar? O meu exemplar será diferente de todos os outros exemplares desta edição? Borges escreveu ou não uma peça intitulada «A aproximação a Almotásim»? E, sim ou não, em alguma remota edição esta peça chegou um dia a ser impressa?