quinta-feira, julho 03, 2003

A grande invasão

Agora que se aproxima mais um Verão e que todos para se dirigem para Sul nós, que cá ficamos o ano inteiro, já estamos a preparar-nos para mais uma invasão sazonal.
Não é que nos incomode o aumento no trânsito, as bichas intermináveis nos supermercados, as insuportáveis exigências do português em férias, o lixo deixado por todo lado, as praias inevitavelmente cheias; não é isso que nos incomóda. Também não são as avionetas a anunciar as festas da "Kadoc", o cheiro a bronzeador entranhado por todo o lado, ou os meninos parvos de calções às flores e as meninas parvas de bikini às cores.
Qualquer habitante do Sul, ou tenta ir-se embora no Verão ou tem o seu pequeno paraíso semi-privado onde não chega a marabunta alienígena.
O que nos chateia mesmo é o que o que dizem do Sul aqueles que, precisamente, para cá vêm; e é para isso que já estamos a preparar-nos. Para os comentários de praticamente todos os cronistas e "opinion makers" do país, durante a "silly season".
Enfim, ficamos calmamente aguardar as bocas do costume, do tipo: "o Algarve está insuportável", "já não se pode lá ir", "está tudo estragado" e a vê-los, ano após ano, a regressarem com a mesma falta de chá.