terça-feira, outubro 21, 2003

A Calábria em Portugal

A Calábria é uma das regiões do Sul de Itália que se estende entre o "calcanhar" e o meio da "bota". É uma das regiões mais pobres e, talvez por isso, daquelas acerca das quais menos se ouve falar.
Portugal, naquelas paragens, é muito longe, mas entre uma e outro há inúmeros pontos de contacto para além da latinidade, a começar pelos ingredientes básicos da gastronomia. Como os Portugueses, os Calabreses não desdenham uma boa refeição, sendo igualmente conhecidos pela sua inclinação para a boa e farta cozinha.
Talvez por isso, mas não apenas por isso, um calabrês decidiu aterrar no Algarve não para fazer pizzas mas unicamente comida calabresa, e ainda por cima com gosto caseiro, servida em toalhas aos quadrados e simpatia a rodos, coisa que não constava do panorama. Já há alguns meses a esta parte, o Grissini, casa sem pretensões, mas digna de nota, localizada na rua dos Correios, em Almancil, tornou-se ponto de paragem obrigatório para os apreciadores do género. Recomenda-se uma visita, sem pressa, que o tempo, ali, passa devagar.