sexta-feira, novembro 26, 2004

Os anúncios de convívio

Os espelhos, não raro, devolvem-nos imagens de uma realidade que supúnhamos distante. É o caso das imagens que nos são devolvidas pelos textos dos anúncios «de convívio» que os jornais inserem abundantemente. E aqui não se diga que as leis de mercado são distorcidas por factores exteriores ao fenómeno - subsídios, intervenção estatal desajustada, interferências editoriais: ou seja, em poucas situações haverá uma tão estreita ligação entre o que o mercado oferece e o que o mercado procura. E é esse o abalo... Vejamos, então:

Quanto à idade, as propostas polarizam-se claramente em dois grupos: o das meninas (dos 18 aos 23 anos) e o das senhoras maduras («quarentona»; «cinquentona»), sendo evidente o vazio no escalão que vai dos 23 aos quarenta e tais.

O critério profissão/habilitações literárias não parece ser relevante. Ainda assim, há referências várias a professoras, universitárias e licenciadas. Num anúncio, a proponente garante que é «univercitária» (e se calhar é).

Abundam as viúvas, as divorciadas e as casadas infiéis, não se encontrando referências a meninas (ou senhoras) celibatárias. A virgindade também não parece ser propriamente um valor, embora haja o caso surpreendente de uma jovem que garante ser a «1ª vez» (presume-se que este anúncio, por óbvia impossibilidade material, não apareça em futuras edições do periódico).

Em alguns casos (raros) faz-se referência a um «corpo bem torneado». Mas as preocupações parecem caminhar num outro sentido: «gordinha», «muito gordinha», «rechonchuda», «perna grossa», «tornozelos fortes», «anca larga»... Nada de magreza, nada de regime alimentar light (enfim, isto também não é propriamente publicidade televisiva aos iogurtes)...

Desiluda-se quem pensar que abundam seiozinhos que não encham mais que a mão. Aqui é só de 40 para cima: «busto XXL», «busto grande», «seios 50», «peitão», «seios fartos». Curiosamente, o tamanho não é o critério mais relevante no que respeita ao bumbum (sem prejuízo de algumas «bumbumzudas»). Veja-se: «bumbumzinho ladrão», «bumbum comilão», «bumbum apertadinho», «bumbum maroto». Mas quanto a isto (e quanto à «chupadora», ao «chupa-chupa», à «boquinha gulosa», à «chupadora gulosa») - sei lá... Não estaríamos era à espera de assistir a tanto orgulho na exposição de alguns outros atributos: «peludinha», «peluda» e «peludíssima» parecem ser relevantes exemplos...

Há jornais que enchem diariamente quatro páginas de anúncios de convívio.