segunda-feira, novembro 15, 2004

A aventura

São um punhado de homens e mulheres e encenam uma das maiores aventuras da Era Moderna, comparável à subida do Evereste em solitário e sem oxigénio, à ida a um dos pólos da Terra ou a uma descida em apneia no mar abaixo dos cem metros de profundidade. Alguns não voltaram da viagem, mas mesmo assim há quem esteja disposto a arriscá-la. Por prazer, ou apenas para se superar a si próprio. Poucos dos que a disputaram voltaram an disputá-la e sobretudo nenhum dos precedentes vencedores regressou, a não ser para alcançar a vitória que por qualquer razão escapou numa tentativa anterior. A Vendée Globe é uma regata disputada à volta do mundo em veleiros de 60 pés (18,58 metros) tripulados apenas por uma pessoa, sem assistência e sem escalas sob pena de desqualificação . A largada foi no passado dia 7 de Novembro, de Les Sables d'Olonne (França) e aí deverão regressar os concorrentes dentro de aproximadamente 90 dias, depois de terem circum-navegado o mundo passando pelos mais inóspitos mares. Os concurrentes estão actualmente a descer a costa atlântica de África, em seguida dobrarão o Cabo da Boa Esperança, percorrerão todo o Índico Sul, dobrarão o Cabo Leewin no extremo Sul da Tasmânia, entrarão no Pacífico para saírem deste inferno no Sul pela porta do Cabo Horn, à máxima latitude da América Latina, de onde subirão novamente pelo Atlântico, passando ao largo dos Açores e retornando ao ponto de partida.
Nesse percurso, estes aventureiros terão percorrido perto de 23.000 milhas (43.000 kms)dobrado os três mais perigosos cabos do mundo, enfrentando vagas de cerca de 20 metros no Pacífico Sul à aproximação do Cabo Horn e ventos com cerca de 60 nós (perto de 110 kms/h) de força.
O comum dos mortais pode acompanhar hora a hora a posição dos concorrentes, as condições meteorológicas e do mar encontradas, bem como algo mais no que toca a relatos, experiências, imagens em directo e em diferido no site da organização cujo link é fornecido acima. Recomenda-se, até porque só se disputa de quatro em quatro anos.