quinta-feira, agosto 21, 2003

Dai Nippon 1

Então, o Japão? - perguntam todos com o mesmo ar de quem espera ouvir relatos de encantar. Alguns, apesar de desiludidos com a minha incapacidade de relatar estórias de encantar sobre o Grande Nipão, ainda insistem - vá lá, conta lá... qualquer coisa?
Meus amigos, vamos lá então resolver isto tudo de uma vez. Deixem-me que vos diga:
"O Japão é tal e qual... como hei-de dizer?... o Japão é o Portugal do oriente; e os japoneses... os japoneses, esses, são iguaizinhos a nós são os Lusitanos do extremo oriente.
É a chocante verdade. Pura e dura... pronto, tirando o facto de os japoneses trabalharem seis dias por semana. Ah, e também o facto de obedecerem aos sinais de trânsito (mas isso é uma diferença menor)... de resto são iguaizinhos a nós... ah OK, eles são mais atenciosos nos serviços públicos, e privados também, mas isso, pronto, não é?
Mas juro-vos: são tal e qual... só gostam é de chegar a horas, mas issso não é nada de mais, eu marquei um eoncontro com um indígena às 10 e meia da manhã e às 10 ele já tinha chegado, mas isso são só pequenas coisinhas. Eu acho que conheço um português que uma vez chegou a horas a algum sítio...
Agora a sério: eles muito parecidos connosco: por exemplo preferem andar de transportes públicos, além dos tais seis dias por semana, trabalham até tarde todos os dias, ganham bem, não se queixam do trabalho, sorriem quando estão a trabalhar, as ruas não têm baldes de lixo mas não se vê um único papel no chão, não cospem para o chão, viram a cara quando tossem ou espirram... enfim, a lista de semelhanças não acaba.
E são todas essas pequenas coisas que fazem com que o tuga em Tóquio ou em Quioto, se sinta tal e qual com se estivesse em Lisboa ou no Porto, com melhores transportes públicos, ok, mas pouco mais que isso.