segunda-feira, março 01, 2004

Porphyrio porphirio

A galinha sultana (ou caimão, ou camão...) estava praticamente extinta no nosso país em meados dos anos oitenta. O Ludo, no Parque Natural da Ria Formosa, era o único local de reprodução confirmado. Hoje nidifica já em vários locais do país, nomeadamente na sequência de programas de reintrodução da espécie. Mas na origem de tudo isto está o excelente trabalho que tem sido levado a cabo pelos espanhóis, em Doñana, nomeadamente através dos projectos de recuperação em cativeiro. Pois: falar em conservação da natureza, em alguns países, não é ainda motivo para que alguém puxe de imediato da pistola... Por cá, e cada vez mais, conservação das espécies associa-se de imediato a complicações na aprovação de loteamentos. E como a gente precisa é de loteamentos...
Seja como for, anuncie-se que o limite oriental de nidificação da galinha sultana, no Algarve, deixou de ser a Quinta de Marim: está confirmada a sua reprodução até junto do Guadiana, nos sapais de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Estas notícias poderiam deixar-nos orgulhosos. Se as merecêssemos. Assim, desculpe-se o parêntesis e continuemos a discutir a grande questão dos candidatos a candidatos às eleições presidenciais.